loader image
Skip to content

Características Técnicas

Veja as características da Forest.bot

Forest.Bot – Máquina de plantar floresta (Patent Pending).

Funcionalidades da máquina:

Autopropulsão;

  1. Suspensão inteligente e adaptável ao terreno;
  2. Piloto automático para orientar a máquina por sobre a linha de adubação da floresta;
  3. Planta espécies nativas ou exóticas em áreas de instalação, reforma ou recuperação de áreas degradadas independente da sujidade do terreno;
  4. Plantio de eucalipto com irrigação e/ou gel;
  5. Planta espécies nativas com ou sem irrigação e/ou gel;
  6. Aplicação de formicida durante o plantio;
  7. Registro da posição GPS da muda com mapa KML do plantio;
  8. Registro fotográfico de cada muda com verificação da qualidade do plantio, com identificação de inclinação da muda, afogamento do coleto e exposição do substrato;
  9. Sistema de plantio deslizante e continuo com leitura do micro solo. O bico de plantio acompanha as irregularidades do terreno para plantar sempre na altura correta;
  10. Análise eletrônica e mecânica do solo e subsolo identificando obstáculos por sobre o solo ou enterrados;
  11. Carrossel para 30 mudas (linhas de 90 metros ou mais);
  12. Transporta 6.000 mudas em bandejas ou caixas ou mais;
  13. Planta de 1.800 mudas por hora;
  14. Seleção do espaçamento do plantio via software;
  15. Monitor de operação da máquina e telemétrica para o condutor e operador;
  16. Telemetria de todos os elementos e componentes da máquina em tempo real;
  17. Informa automaticamente da necessidade de manutenção preventiva ou corretiva;
  18. Utiliza rolo compressor para garantir a qualidade uniforme do plantio.
Nossa tecnologia embarcada permite a gravação destes dados na nuvem para apresentação do mapa de plantio on-line, agregando ao serviço de plantio o controle de georreferenciamento das mudas, resultando, assim, uma otimização de custos com o acompanhamento em tempo real do sucesso do plantio, além de permitir a automação dos processos necessários para o manejo da floresta.

A partir do momento em que for utilizada a Forest.Bot (Patent Pending) para o plantio da floresta, poderemos automatizar os processos, como: adubação das mudas ponto a ponto, irrigação ótica das mudas com sistema para irrigar 6 mudas simultâneas, combate a pragas ao redor da árvore, inventário florestal, e análise da sanidade da floresta, tudo isto utilizando a mesma plataforma mecânica e tecnológica da nossa Forest.Bot (Patent Pending), através de georreferenciamento e A.I para identificar as mudas.

 

Configurações da Forest.Bot. (Patent Pending)

Atendendo às expectativas e peculiaridades do cliente, o projeto da máquina será configurável, apresentando o custo para a versão standard com funcionalidade exclusivamente direcionada ao plantio e os valores para cada um dos demais recursos se assim forem demandados.

Essa customização da produção da máquina permite, por exemplo, instalar apenas o sistema de piloto automático para conduzir a máquina de forma autônoma, entre outros sistemas.

Vale registrar que a nossa expertise lastreada em projetos já desenvolvidos e, em plena eficácia da potencialidade de nossas funcionalidades, nos habilita a apresentar a inovação que representa a Forest.Bot versão 9.0 release 3.0 (Patent Pending).

O desenvolvimento alcançado com o protótipo 1, 2 e 3 e demais protótipos permitiu o aperfeiçoamento que resultou no sucesso do desenvolvimento da versão 9 com todos os itens acima citados: motor para autopropulsão, piloto automático, combate a formigas e irrigação muda a muda e plantio de espécies nativas ou exóticas em áreas de reforma, instalação ou recuperação de áreas degradadas.

Características resumidas:

Planta com ou sem gel (mudas viveirista);

  • Piloto automático;
  • Aplica formicida;
  • Irriga as mudas;
  • Velocidade máxima 3.600 mudas/horas;
  • Operação contínua.
Forest.Bot versão 9.0 release 3.0 (Patent Pending):

Forest.Bot v.9.0 r.3.0. (Patent Pending)

Descrição:

Nossa empresa tem se debruçado sobre os desafios do agronegócio e buscado soluções tecnológicas para assegurar a maior eficácia no plantio e manejo de florestas e mudas viveiristas.

Nosso compromisso com a sustentabilidade foi sempre o ponto de partida de nossos projetos, permitindo a cada nova versão de nossa máquina de plantar floresta agregar novas funcionalidades e aperfeiçoar o que já se revelava eficiente.

Ao nos debruçarmos sobre os desafios do agronegócio, deparamos com a realidade da utilização de um conjunto de maquinário com funções isoladas, o que além de aumentar os custos do plantio, aumentava também a complexidade da logística.

Tornar o processo do plantio um fluxo otimizado foi o fio condutor de nosso desenvolvimento tecnológico.

A atual Forest.Bot (Patent Pending) versão 9.0 release 3.0 (máquina de plantar floresta) é resultado desse processo contínuo de aperfeiçoamento e substitui com muita eficiência diversos implementos agrícolas, como por exemplo: equipe de plantio e equipe de controle de qualidade, trazendo além de uma economia considerável no plantio das florestas, maior eficiência, mais qualidade e velocidade no plantio das mudas.

No cenário de um mercado em constante evolução a máquina de plantar floresta Forest.Bot versão 9.0 release 3.0 (Patent Pending) é a solução mais barata e rápida para o plantio de espécies exóticas e/ou nativas em operação contínua, podendo trabalhar até 24 horas por dia, com paradas rápidas para receber novas caixas ou bandejas com mudas.

O carrossel de plantio, movimenta até 30 mudas por vez, o que garante o plantio de linhas de 90 metros ou mais e o sistema de alimentação de novas mudas no carrossel é manual. A máquina transporta mais de 5.000 mudas em caixas ou bandejas por vez para garantir um plantio mais rápido. Versões futuras contarão com sistema robotizado de colocação de mudas no carrossel, mas devido às condições severas enfrentadas nas áreas de reforma de plantio optamos por utilizar, nesta versão da máquina, a reposição manual de mudas no carrossel.  

Forest.Bot versão 9.0 release 3.0 (Patent Pending)

As opções de customização da Forest.Bot v.9.0 r.3.0 standard (Patent Pending), com formicida, plantio com gel ou irrigar ponto a ponto, registro de posição da muda, verificação da qualidade do plantio de cada muda e conexão com sistema na nuvem, tornam o plantio silvicultural ou de florestas muito mais rápido, barato e com maior qualidade. A máquina é auto propelida e trabalha com um piloto e um operador para dispensar as mudas.

Forest.Bot V9R3 S – Suspensão, GPS, irrigação, formicida e A.I. (Patent Pending)

EQUIPAMENTOS DESENVOLVIDOS PARA UM PLANTIO RÁPIDO, EFICIENTE E COM QUALIDADE

CONHEÇA OS MELHORES ATRIBUTOS DA NOSSA MÁQUINA DE PLANTAR FLORESTA

Representando a inovação em um mercado altamente competitivo, nossa Forest.Bot versão 9.0 release 3.0 (Patent Pending) se consolida como a opção economicamente mais atrativa e de funcionalidade surpreendente no manejo do plantio.

Apresentamos a seguir uma breve descrição de todas as soluções que a máquina de plantar florestas oferece.

POTÊNCIA E TECNOLOGIA

  • Potência de 130 a 190 cavalos, em 4 diferentes modelos.
  • As novas potências permitem irrigar e aplicar formicida, independente do tipo de solo e da condição do mesmo.
  • Autopropulsão para um trabalho mais eficiente e com menos implementos agrícolas.
  • A nova Bot (Patent Pending) dispensa equipe de plantio e controle de qualidade, o plantio com gel pode ser na própria máquina, combate a formiga opcional, água na muda durante o plantio.
  • A nova Bot (Patent Pending) dispensa no mínimo 1 trator para irrigação e/ou aplicação de gel de plantio, equipe para aplicação de formicida, equipe para aplicação de água, acelera o plantio com gel, dispensa equipe de controle de qualidade, e reduz para um operador o plantio de até 25 (vinte e cinco) hectares diários por máquina em períodos de 20 horas diários.
  • Menor consumo por se tratar de um único equipamento que dispensa vários outros.
  • Plantio sem interrupção. O transbordo de mudas é um processo rápido e simples.
  • Tecnologia embarcada: Motor agrícola com injeção eletrônica; opção de transmissão.
  • Realiza as marchas automaticamente, de acordo com a carga e utiliza o sistema de transmissão hidrostático com suspensão independente e inteligente em cada roda em sua versão completa V9R3 S.

SISTEMA HST (transmissão hidrostática)

As Forest.Bot (Patent Pending) são equipadas com HST e possuem exclusivo sistema de suspensão inteligente e independente por roda em sua versão completa (V9R3 S). Este é um sistema inovador que permite o deslocamento da máquina em qualquer tipo de terreno independente da sujidade, para garantir um plantio com qualidade em áreas de reforma.

SINGULARIDADES DA Forest.Bot (Patent Pending)

  • O SPS (Sliding Planting System) exclusivo da Bot (Patent Pending) admite o plantio em qualquer velocidade do trator, sem necessidade de sincronismo entre os sistemas e permite plantar em qualquer tipo de solo, alterando a velocidade de plantio de forma automática, apresentando as seguintes soluções:
  • Dispensa mudas automaticamente.
  • Aplica gel (opcional).
  • Aplica água em cada muda (opcional).
  • Aplica formicida (opcional).
  • Verifica qualidade do plantio. Afundamento de coleto e inclinação da muda.
  • Grava em database as informações da qualidade do plantio de cada muda.
  • Grava posição de GPS de cada muda.
  • Cria bacia para acumulação de água.
  • Bico de plantio intercambiável para uma manutenção rápida no campo.
  • Sistema de plantio copia irregularidades do solo para plantar na altura correta.
  • Sistema de plantio verifica objetos ou obstáculos na hora de plantar, para evitar o plantio por cima de tocos, raízes, troncos, pedras, etc. O sistema de leitura do solo é formado por um conjunto de sistemas eletrônicos e mecânicos para garantir maior robustez e eficiência.

NOVA SÉRIE FOREST.BOT (Patent Pending) VERSÃO SILVICULTURA

AutoAgroMachines foi a primeira empresa a apresentar uma solução confiável para obter um plantio silvicultural ou de floresta, rápido, eficiente e com sistema inteligente exclusivo para verificar a qualidade da operação. Com opção de entre eixos de 1.88 metros, a máquina passa facilmente na entrelinha do plantio ou qualquer espaçamento mínimo de 3 metros sem nenhuma dificuldade, retirando de baixo qualquer entulho que comprometa o plantio.

As máquinas Forest.Bot (Patent Pending) podem plantar qualquer espécie de muda viveirista de plantas nativas, exóticas, frutígeras ou ornamentais (eucalipto, mogno, pinus, café, abacate, laranja, limão, MPB, entre outros). A máquina apresenta funcionalidade e eficiência tanto para o plantio de silvicultura como para o reflorestamento. O espaçamento entre mudas é selecionado em tempo de execução do plantio e pode variar de acordo com a necessidade do projeto, com intervalos ajustáveis de 1 em 1 metro.

  • Espaçamento entre mudas com seleção via sistema.
  • O espaçamento entre mudas pode ser ajustando durante o plantio com incrementos de 1 metro, a partir de um mínimo de 2 metros, ou seja, 2, 3, 4, 5, 6, 7 metros e assim por diante.
  • A máquina pode transportar o equivalente a 3,2 hectares de mudas, considerando o total de 1.667 mudas por hectare como o padrão.

A partir da plataforma da versão standard da Forest.Bot v9.0 r3.0 (Patent Pending) AutoAgroMachines desenvolveu as seguintes funcionalidades opcionais:

PLANTIO COM GEL E ÁGUA

A máquina de plantar floresta pode ser acoplada a um sistema de injeção de água com gel para um plantio mais seguro em épocas de maior deficiência hídrica. Ao mesmo tempo que planta a máquina prepara a “bacia” para receber uma dose calculada de água, que pode variar de 500ml a 4 litros por muda (seleção via sistema embarcado), dando maior segurança para os plantios nas épocas com escassez de chuva, funcionando com as seguintes operacionalidades nessa customização:

  • Plantio opcional com água e gel.
  • Dispensa de água de 500ml a 4 litros por muda opcional, com seleção via sistema proprietário da máquina.
  • A máquina pode receber, também opcionalmente, um engate rápido para acoplar o sistema de dispensa de água a uma pipa, que poderá ser puxada pela máquina.
  • O cálculo prévio da área de manobra assegura o manejo da máquina acoplada a uma pipa.
  • O comprimento total da máquina nessa versão é de 8 metros.

FORMICIDA OPCIONAL

As Forest.Bot (Patent Pending) podem receber um depósito de formicida, localizado logo acima do sistema de plantio (bico de plantio), que dispensa a quantidade programada de formicida logo após o plantio da muda. Este sistema otimiza e se antecipa na tarefa de combater formigas, que normalmente é realizada logo após o plantio.

  • Reservatório para 30 kg de formicida.
  • O sistema de dispensa de formicida pode ser programado na unidade de controle da Bot (Patent Pending), estabelecendo o momento em que será liberado o formicida logo após o plantio.
  • Sistema de recarga rápida.
  • Reservatório de acesso fácil.

SPS (SLIDING PLANTING SYSTEM)

O sistema SPS (Sliding Planting System) foi desenvolvido exclusivamente pela AutoAgroMachines para as suas Forest.Bot (Patent Pending).

Nessa funcionalidade nossa máquina de plantar florestas vem equipada com sistema exclusivo e inovador de plantio deslizante (Patent Pending), que garante tempos menores no ciclo completo do plantio de cada muda. O sistema deslizante (Patent Pending) permite ainda que cada muda seja plantada em seu clico completo, em um tempo igual ou menor a 1 segundo, o que nos permite plantar até 3.600 mudas por hora. Esse sistema funciona perfeitamente sem exigir nenhum sincronismo mecânico entre a velocidade da máquina e do plantio. Pode operar em velocidades de até 8 km/h na seguinte configuração conforme modelo abaixo representado:

  • Permite plantar com espaçamentos variáveis selecionados pelo sistema proprietário da máquina.
  • Módulo reforçado para o plantio de aproximadamente 42.000 mudas/dia.
  • Espaçamentos de plantio reguláveis via software direto no console da máquina.
  • Não exige sincronismo com a velocidade da máquina.
  • Sistema hidráulico de fácil manutenção.
  • Sistema de retorno a base autoblocante.
  • Opera em velocidades de até 8 km/h.
  • Completa um ciclo de plantio em até 1 segundo.
  • Pode ser configurado através do computador central da Bot (Patent Pending).
  • Possui eixo deslizante de no mínimo 3 metros.
  • Faz bacia para acumulo de água.
  • Pressiona muda para retirar bolsões de ar em torno do substrato da muda.
  • Verifica a presença de obstáculos na hora de injetar a muda no solo.
  • Grava a posição GPS de cada muda em um mapa de plantio que será enviado para nuvem.
  • Nivela terreno a frene.
  • Possui sistema inovador de nivelamento e estabilização do bico de plantio (Patent Pending).
  • Verifica qualidade de plantio usando A.I.

Sistema de plantio deslizante inovador (Patent Pending).

SIS (SEEDLING INJECTION SYSTEM)

O sistema SIS foi desenvolvido e testado pela AutoAgroMachines nos últimos 6 anos exclusivamente para a Forest.Bot (Patent Pending) e garante maior qualidade e velocidade no plantio de mudas de árvores (nativas ou exóticas).

O sistema injetor de mudas da Forest.Bot (Patent Pending) garante um plantio limpo, rápido, eficiente e sem travamento, tendo sido desenvolvido especialmente para o plantio em tempos de chuva, o que impede eventuais travamentos do mecanismo mesmo quando opera em solos mais pegajosos.

As etapas de desenvolvimento de nossas máquinas indicaram que o maior problema enfrentado pelo usuário de outras tecnologias em plantios com bico de plantio ou roda de plantio, é justamente a lama, que torna inoperante o equipamento. Pensando nisso, criamos e aprovamos em condições reais de uso, esta nova tecnologia inovadora.

A tecnologia inovadora embarcada na Forest.Bot (Patent Pending) faz a leitura das ondulações do solo para garantir uma maior velocidade de plantio, mantendo o bico injetor sempre próximo ao solo o que aumenta a precisão do sistema. Nesse contexto a máquina opera com as seguintes funcionalidades:

  • As máquinas Bot (Patent Pending) utilizam tecnologia da Industria 4.0.
  • A categoria Bot (Patent Pending) de máquinas de plantio de floresta utilizam sistema IoT (Internet of Things) para interligar todos os sistemas da máquina.
  • Leitor ultrassónico e mecânico para determinar a distância do bico injetor até o solo.
  • O sistema de calibragem da distância do solo, mantém automaticamente o bico injetor a 5cm do solo.
  • Sistema autoblocante de retorno.
  • Sistema de proteção do bico injetor impede que algum objeto obstrua o plantio.
  • Sistema de posicionamento com cálculo de velocidade inercial para garantir que a posição de GPS de cada muda será registrada corretamente.
  • Sistema bot que utiliza uma exclusiva Rede Neural (Inteligência Artificial) para identificar a qualidade de plantio de cada muda, identificando se houve afundamento do coleto, exposição do substrato, se a muda esta inclinada e se a muda foi plantada ou não.
  • Nosso moderno e exclusivo sistema de verificação de qualidade do plantio grava todas as informações inicialmente no computador da máquina, e assim que identifica uma rede internet autorizada, transfere automaticamente todas as informações para a nuvem, para o sistema de gestão AutoAgroMachines.
  • Impede o acúmulo de lama no sistema de plantio.
  • Sistema deslizante para acompanhar a velocidade do movimento da máquina sem exigir sincronização específica.
  • Sistemas hidráulicos de controle dos movimentos do bico injetor.
  • Comprimento do sistema deslizante de no mínimo 3 metros.
  • Sistema autolimpante para evitar acúmulo de lama.
  • Todos os componentes do bico injetor de mudas foram desenvolvidos para garantir maior resistência e maior durabilidade.

Vista traseira da máquina.

FOREST.BOT (Patent Pending) RCCM florestal

Autonomias Forest.Bot (Patent Pending)

AUTONOMIABASE
Linhas1 n
l3,2 m
E. plantas (ajustavél)min. 2,8 m
área/muda8,96 m2
ha10.000 m2
Densidade plantas (variável)1.116 média e.plantas/ha
Velocidade h4,00 km/h
Produtividade1.800 a 3.600 mudas/hora
Produtividade (de acordo com espaçamento)média 1,6 ha/hora
Autonomia de Mudas5.400 mudas na maq.
Máx. Caixas na maquina14 bandejas com 200 mudas
Autonomia de Mudas3 horas de trabalho
Autonoma Pipamédia 8.000 litros
Pipa acoplada (não faz parte da maquina)Conectada
Autonomia Pipa1,8 ha
Máximo de paradas para reabastecimento8 paradas
Capacidade do tanque (diesel)390 litros
Água4 litros/muda
Diesel15 litros/hora
Formicida30 kg
Capacidade caixa isca -> para25ha
Horas
Horas dia24
turnos3
Refeição3
Outros0,2
Abast. Diesel0,5
Abast. Mudas0,50 12 min, 2x ao dia
Abast. Pipa1,50 6 min., 15x ao dia
Mant. Preventiva1
Mant. Corre0,4
Horas
TU (Taxa Utilização)70% 16,9
DM (disposição mecanica)92,1% 22,1
EO (eficiencia operacional)77%
HT (hora trabalhada)514
Vida util do Sulsolador/Adubação5 anos
Vida útil Motor, transmissão, câmbio15 a 25 anos
Sistema de plantio (bico)2.5 anos
Custo estimado manutenção por hora trabalhada
Meses de trabalho para manutenção3
Horas trabalhadas/dia24 horas
Consumo Diesel/hora15 litros
Custo tecnologia embarcada
Sistemas (anual) R$ 9.000,00
Tempo necessário para abastecimento
Pipa6 minutos
Mudas12 minutos
Formicida5 minutos
Carga máxima14 bandejas
Autonomia de plantio sem recarregar3,2 ha

MÁQUINA INTEGRADA AO SISTEMA DE GESTÃO EM NUVEM

A representação gráfica abaixo revela o nosso modelo de monitoramento em funcionamento a título meramente exemplificativo:

Sistema de Gestão iPlantForest.

GESTÃO INTEGRAL MÁQUINA / ERP – Enterprise Resource Planning

Com a integração da Forest.Bot (Patent Pending) ao sistema ERP desenvolvido pela iPlantForest (consórcio que compõe o grupo empresarial da AutoAgroMachines) conseguimos um maior controle de todas as atividades, que vão do plantio ao manejo da floresta em tempo real (depende da disponibilidade de internet no local). A máquina já sai para operação com o mapa do plantio que será realizado, espaçamento entre linhas, espaçamento entre mudas e registra no banco de dados todas as informações sobre o plantio de cada muda.

O cliente recebe como parte do pacote dessa funcionalidade acesso a plataforma que controla os mapas de plantio, para gerenciar os serviços do manejo da floresta.

O ganho de produtividade e o acréscimo de segurança no processo de plantio é o diferencial de nossa tecnologia embarcada, permitindo ao cliente gerenciar seus projetos agrícolas usando os serviços disponibilizados após o plantio que poderão ser controlados e gerenciados tomando como base a posição GPS de cada muda.

FBLink

As máquinas Forest.Bot (Patent Pending) são todas preparadas para receber a tecnologia FBLink (Forest.BOT Link). Como padrão as máquinas Forest.Bot (Patent Pending) recebem a instalação do FBLink mesmo em sua versão standard. Esta ferramenta permite o monitoramento remoto da máquina, através do seu computador ou tablet.

Nossa constante evolução em soluções tecnológicas embarcadas em um projeto de engenharia consolidado permitiu que a AutoAgroMachines disponibilizasse em nossa exclusiva Forest.Bot (Patent Pending) versão 9.0 as seguintes funções:

OTIMIZAÇÃO DOS DADOS DA MÁQUINA

Eficiência operacional.

  • Conexão para pacotes de serviços das concessionárias.

SERVIÇOS REMOTOS

  • Atualização remota do pacote de software.
  • Diagnósticos remotos.

DISPONIBILIDADE DA MÁQUINA

  • Manutenção preventiva.
  • Planos de manutenção recomendados pela Forest.Bot (Patent Pending).
  • Planos customizados – calendário / horas.
  • Gerenciamento de alertas e código de erros.
  • Monitoramento dos parâmetros da máquina.

MAPA DE PLANTIO GEOREFERENCIADO

A consequência da adoção de modelo de gerenciamento de atividades por exclusivo software desenvolvido para a Forest.Bot (Patent Pending) versão 9.0, permite que todas as atividades da máquina sejam registradas no banco de dados da Forest.Bot (Patent Pending) e transferidos automaticamente para a nuvem e/ou para o sistema da empresa, carregando as informações assim que a máquina identifica uma conexão internet autorizada. O controle de qualidade do plantio se da através do uso do sistema, verificando cada uma das fotos, de cada uma das mudas plantadas. O sistema identifica na imagem qualquer falha no plantio, tanto de afundamento de coleto, exposição do substrato, quando houver problemas na inclinação da muda, como nas imagens exemplificativas abaixo colacionadas:

Plantios geoprocessados iPlantForest.

Considerações finais:

AutoAgroMachines se orgulha de ser uma empresa brasileira, que iniciou suas pesquisas e construção dos primeiros protótipos na Amazônia Legal, criando soluções tecnológicas e projetos de engenharia mecânica para contribuir com o meio ambiente numa visão sustentável de todas as etapas do agronegócio.

Identificar o potencial de aplicabilidade de nossa Forest.Bot (Patent Pending) versão 9.0 nas operações agrícolas somente confirma o que já se apresentava como realidade no mercado, a visão de futuro dos nossos clientes, que encontra na inovação construída pela AutoAgroMachines a parceira ideal.

O futuro pertence àquele que faz da inovação a sua meta e a Forest.Bot (Patent Pending) está preparada para atender às expectativas de funcionalidade de nossas soluções.

Quer saber mais?