Nosso projeto de florestamento e, mais recentemente, de reflorestamento para recuperação de áreas degradadas, surge de um sonho de infância nos anos 1970, quando Marcello Guimarães, fundador e atual presidente do conselho de administração do Grupo iPlantForest, estudou em internato agrícola, estudando e trabalhando no campo diariamente durante um par de anos, naqueles primeiros anos de sua infância, surgiu o amor pela terra, pelo campo, pela produção agrícola, o respeito ao meio ambiente e as pessoas que vivem da terra. Aos 18 anos iniciou a sua carreira na área de tecnologia, onde trabalhou como programador, analista de projetos, analista de sistemas, fundou a sua primeira empresa, e lançou em 1993 o software mais vendido da história da microinformática do Brasil até os dias de hoje, o Visual Kit 5, gerador de sistemas para usuário leigo, campeão de vendas em todo o Brasil, e que durante anos foi o produto mais vendido do canal Shoptime.com, entre outras shoppings TVs, e revendas em todo o país, na Europa e nos Estados Unidos, para onde em 1997 expandiu o seus negócios, morou e trabalhou durante 5 anos.
Livro Visual Kit 5 versão 8 (4ª. Edição/2004)
No ano de 2012, conheceu Boa Vista, capital de Roraima, para onde se mudou, casou e formou uma nova família, escolhendo o estado como base para mais uma nova empreitada de sucesso. Depois de muito estudo e testes, fundou a empresa Mahogany Roraima, empresa especializada no plantio de mogno africano, que figura atualmente como o maior empreendimento de plantio de mogno africano do Brasil.
Início projeto do mogno. Mesmo plantio janeiro/17 e em julho/17.
Logo no inicio deste projeto, graças aos estudos do seu irmão e sócio Eduardo Guimarães, entende a necessidade de plantar florestas (múltiplas espécies formando um conjunto de árvores nativas e exóticas) e inicia as primeiras pesquisas e estudos para encontrar uma solução para a gigantesca tarefa de plantar florestas em escala industrial, como vinha fazendo com o mogno africano. Acontece que plantar uma única espécie, por exemplo, o mogno africano, é muito mais fácil do que plantar e conseguir o sucesso de uma floresta com múltiplas espécies. Durante os anos de pesquisa seguintes, criou e construiu a primeira máquina de plantio de florestas em escala industrial, com qualidade e velocidade superior ao método que havia criado para plantar árvores, método utilizado pela Mahogany Roraima. O método desenvolvido por ele e sua equipe já era extremamente rápido e difícil de superar, a nova máquina de plantar florestas, desenvolvida ao longo de quase 6 anos, deu conta do serviço, e atualmente planta com menos pessoas, e muito mais rápido que o método que haviam criado.
Estudos para construção da máquina.
Recentemente seu irmão e sócio Eduardo Guimarães, que foi um dos criadores do projeto do Visual Kit 5, Kit 5 Mobile, BCyou entre outros projetos de sucesso, se incorporou ao projeto, que originou o Consórcio iPlantForest, a pedido deste, e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento de toda a inteligência, tanto da máquina de plantar florestas, quando dos sistemas de gestão, sistemas de monitoramento e detecção que utilizam inteligência artificial e toda a parte de automação da empresa. Eduardo Guimarães e seu filho Nicholas Guimarães desenvolveram toda a parte de inteligência artificial e automação que a empresa hoje utiliza e que tornaram a nossa máquina, uma máquina com características de Indústria 4.0. Logo no inicio da criação do método de plantio desenvolvido pela Mahogany Roraima, convidamos e incorporamos em nossa equipe, um antigo parceiro de muitos anos, nosso sócio e conselheiro Rodrigo Pereira, que durante anos atuou ao nosso lado na empresa de tecnologia, onde iniciou sua carreira e até hoje nos acompanha em todas as empreitadas ao longo de mais de 24 anos. Em seguida importantes parceiros foram incorporados ao projetos, pessoas que nos acompanham a muitos anos e que sempre acreditaram e nossa força criativa, nossa garra pra enfrentar as dificuldades do caminho e principalmente, que entendem a importância do reflorestamento para salvar o mundo dos problemas que vem vivendo e que a cada dia irão se agravar com as mudanças climáticas.
Preocupados em levar a escala o reflorestamento, desenvolveram um sistema SAAS (Software as a Service) que gerencia todas as atividades da empresa, divide por IOP (Instrução Operacional Padrão) cada tarefa, mapeando cada atividade e padronizando tudo, controlando todos os serviços, do menor ao mais complexo com OS (ordem de serviço), georreferenciando tudo, para que qualquer colaborador, investidor, ou parceiro, possa acompanhar e saber exatamente onde e como cada atividade da empresa esta sendo executada, em tempo real. Assim tornamos transparente o manejo de todo o clico da floresta, organizamos como uma “McDonalds”, e garantimos que todos possam acompanhar e saber exatamente como os recursos estão sendo empregados e onde. Desta forma, podemos empreender grandes projetos de reflorestamento em qualquer lugar do mundo, levando informações precisas para todos os integrantes dos projetos.
Nossa preocupação deste o início foi garantir escalabilidade a projetos de reflorestamento ou recuperação de áreas degradadas, e transparência para todos os envolvidos.
Isto é o iPlantForest, uma iniciativa transparente e escalável para o plantio e manejo de grandes florestas em qualquer lugar do planeta.
Linha do Tempo:
Inauguração da primeira Agrofloresta
- Ago/2018
Conclusão da segunda maquina
- Jan/2020
Início da construção da 3ª máquina
- Mar/2020
Fundação da Autonomous Agro Machines S/A
- Jan/2022
O AutoAgroMachines é a industria que criamos para construir a Forest.Bot(Patent Pending).